quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Prazer pela Música

Hoje em Second Life, enquanto eu tocava meu violino, me parou um Resident e começamos a conversar enquanto eu tocava. Não conseguíamos nos comunicar porque falávamos idiomas diferentes e mesmo usando um bom tradutor ele não conseguia entender uma só palavra. No final da conversa uma de suas frases me chamou a atenção: “then i listen to your music, is universal” (então eu ouvir a sua música, é universal). Só então me dei conta do que estava acontecendo, conseguíamos nos entender através da música e pude perceber que esta talvez seja a única linguagem universal que possuímos. Não importa sua raça, sexo, religião, classe social, ou nacionalidade, ela simplesmente não conhece nem idiomas nem fronteiras.

Dificilmente iremos encontrar alguém que não tenha uma boa simpatia pela música. Não me refiro a gênero musical, porque isso cada qual tem o seu. Desde pequenos somos envolvidos por ela, abraçados como uma mãe que nina seu filho ao dormir. Quem é que nunca, quando criança, adormeceu ao som de nina nana? (outro dia meu Amor me fez lembrar isso, rsrs). E ela nos acompanhará em todos os momentos de nossas vidas: batizados, aniversários, formaturas, casamentos e por incrível que pareça, até nos enterros.

Torna-se especial quando é ouvida a dois, os apaixonados que o digam! Quem é que nunca transformou uma canção em seu hino de amor? Certamente haverá àquelas que serão para sempre eternizadas. Ou mesmo estando sozinho ela tem o poder de trazer de volta a companhia desejada, segundos de completo prazer traduzidos em saudade.

Aliás, Saudade é uma das palavras mais presentes na poesia de amor e na música popular. Segundo alguns tradutores é a sétima palavra de mais difícil tradução. Eu adoro poesia, mas ela fica ainda mais bela quando é cantada, porque toda música é uma poesia que se transfigura em canção. E quando o tema é Saudade, nada melhor do que “matá-la” ao som de uma boa música.

 

Elas nunca serão perfeitas para os que sofrem de solidão ou melancolia. É como se provassem de seu próprio veneno. Queima a alma, perfura o coração, traz dor e sofrimento.

Elas também têm o poder de nos remeter ao passado, trazer de volta lembranças felizes, ou não tão felizes assim. Simplesmente recordar momentos que julgamos esquecidos, mas que por culpa de uma canção nos damos conta de que estavam apenas adormecidos. Quantas lágrimas já foram derramadas por culpa de uma canção?

Penso como seria nossas vidas sem ela? Certamente mais vazia e sem graça. E para os que não ouvem, será suas vidas vazias e sem graça? Acredito que não, pois até em meio ao silêncio podemos encontrar uma linda canção.

Canção “pequena composição musical de caráter popular, sentimental ou satírico, dividida em coplas e destinada a ser cantada”. Parece tão vazia quando a definimos! Porém seus significados existenciais são infinitos e cheios de sentimentos e sensações dos quais me faltariam páginas na tentativa de descrevê-los. Mas prefiro senti-la ao invés de tentar achar definições.


Apenas deixarei um conselho: deixe-a entrar em você, faça parte dela assim como ela faz parte de você! A vida fica mais bonita quando cantada. Aprecie uma boa música! Esta página está cheia delas. Cante, encante e se encante!


Conteúdo protegido pela lei  96/10 de 19/02/98 e sua reprodução não é permitida.

Um comentário:

  1. Lindo seu post Latikha não só pela sensibilidade como também pela mensagem. Sempre pensei que quando chega no mundo o neném não chora no tapa do medico e sim canta, só que no idioma do Espirito. Paz e Bem Amiga :)

    ResponderExcluir