Nesta entrevista eu converso com o Residente Dionei Bekkers, que fala sobre a sua atuação como criador no mercado empresarial de SL. Dionei é dono da loja “Pretty Style” e criador do Blog “Portal SL”. E acreditem, está solteiro!
A primeira coisa que gostaria de saber é quando e como você conheceu o Second Life, e o que mais lhe atraiu no metaverso? O que mais gosta de fazer lá?
R. Bom, conheci o second life em 2007, quando vi uma reportagem do Fantástico, e resolvi conhecer o que seria uma "segunda vida", e quando conheci o metaverso vi que não se tratava de mais um jogo, tanto é que não considero o second life como um jogo, para mim ele está mais para rede social, é como um orkut, um msn, com uma vantagem, se tem avatares muito realísticos, que de uma forma ou de outra refletem a personalidade de quem os controla, la dentro eu crio roupas, skins, para os avatares e trabalho com um blog de tutoriais, consigo retirar do second life alguns trocadinhos também, além de muito entretenimento e diversão.
Agora fale um pouco sobre você:
R: Falar de mim como avatar do Second Life, é a mesma coisa de falar de mim, Dionei na vida real, sou uma pessoa que gosta de conhecer o novo, sou curioso, procuro conhecer de tudo e vou filtrando o que serve e o que não serve para mim, o que serve permanece o que não serve eu discarto (o Second Life serviu), gosto de ajudar, sempre me coloco a disposição dos residentes que lêem meu blog, gosto de novas amizades, estou sempre criando uma coisa nova ou alterando as já existentes, não consigo ficar parado, por isso acredito que já estou a mais de 4 anos no second life, ali faço mais amigos (sem deixar de cuidar da minha vida real), sempre tenho algo para fazer, hora estou criando roupas, hora editando o blog, outra conversando, etc.
Se defina em até dez palavras:
R: Empreendedor, curioso, às vezes crítico, amigo, profissional, um pouco chato rsrs, as outras eu prefiro deixar para que as pessoas digam quais as palavras rsrs.
Como surgiu a ideia de criar o Blog Portal SL?
R: Então, logo quando cheguei no metaverso, conhecia muito pouco, não sabia quase nada e também não encontrava nada na internet ensinando, ai aos poucos fui aprendendo e pensei que um blog poderia ser interessante para os novos residentes, principalmente de língua portuguesa, eu gosto de escrever, então juntei o útil ao agradável, comecei fazendo alguns tutoriais mais simples, comecei a ver resultado, todo dia meu MI cheio de pessoas tirando dúvidas, agradecendo..., isso é muito gratificante, e não vou negar que o ego se eleva também em saber hoje que o blogger, nas estatísticas, mostra que meu blog é lido até no Japão e estou com média de 25.000 visitas mensais, não é muito, más se vermos que o second life tem um público especifico, também não é tão pouco.
É difícil administrá-lo? Como consegue mantê-lo atualizado?
R: Não é difícil porque estou sempre no second life e, sempre que há um tempinho vago venho parar nele (blog), quanto a atualização, vou postando conforme vou vendo as coisas, já cheguei a deixá-lo sem novos posts por mais de 4 meses, tempo em que fiquei sem usar o SL, sempre que possível vou buscando uma coisa aqui, outra ali e publico, lá de vez enquanto alguém contribui com alguma ideia... Assim vamos indo.
Como adquiriu todo o conhecimento para a construção dos tutoriais?
R: Curiosidade, sempre fui muito curioso em saber como as coisas funcionam, se vejo um script que faz uma porta se abrir me dá vontade de saber como funciona aquilo, então vou pesquisar, no ano de 2008 eu tinha uma escola dentro do SL, onde dava cursos de DJ, Criação de Roupas, Photoshop, dentre outros, e nessa época foi quando mais pesquisei e fui aprendendo de tudo um pouquinho.
Fale de sua vida profissional em SL:
R: No Second Life trabalho com criação de roupas, mantenho, juntamente com Julyne Markova, 2 lojas no metaverso, uma só com criações nossas e outra franquia, dou aulas particulares a Djs, construtores, etc, e trabalho com o blog Portal SL, porém este último é só por prazer, pois o pequeno lucro que tenho nele eu gasto com hospedagem e domínio, porque embora o blog esteja em parte no blogspot, tenho domínio e hospedagem pagos, agora estou transferindo tudo para o novo domínio (www.portalsl.com.br, www.portalsl.com).
Como você definiria Second Life. Pra você é apenas um jogo?
R: Com certeza não, é bem mais que um jogo, o definiria como uma rede social em 3D, com a diferença que tenho RPG, bate papo e uma economia que gira milhões de dóllares anualmente e há possibilidade de lucro na vida real, haja vista que os lindens podem ser vendidos.
Durante todo este tempo que usa o Second Life, qual foi a pior e a melhor coisa que você encontrou por lá? Por quê?
R: A pior foi no tempo em que estava tendo mais tempo para o mundo virtual do que para minha vida real, isso não é bom para ninguém, hoje o SL é entretenimento na minha vida real, a parte boa é conhecer tanta gente diferente, de tantos lugares diferentes, Brasil, EUA, Japão, Portugal, etc.
O seu avatar atual remete a sua personalidade?
R: Com certeza, acredito que todos são assim, afinal ele não toma decisões, quem toma a decisão sou eu, Dionei, na vida real, se trabalho lá, é pq eu tomei a decisão de trabalhar, assim como, aqueles que roubam lá, decidiram tomar aquela decisão e podem muito bem fazer isso na real.
Como você leva a vida sentimental e afetiva no Second Life?
R: Já tive problemas com isso, fui casado no SL por mais de 01 ano, nós acabamos que, de certa forma, criando vínculos, porém depois com bastante conversa resolvemos tudo, mas tínhamos contatos da RL, telefone, etc, hoje ela é uma grande amiga, tem a vida dela e eu a minha.
Esta solteiro?
R: Sim
Quais eventos já foi no Second Life? O que achou deles?
R: Fui em algumas conferências, vi o discurso do Obama no SL, e tive ainda mais certeza que o Second Life pode ser uma ferramenta muito importante.
O que você gostaria que criassem no SL que ainda não existe?
R: Olha, pode parecer loucura, más uma faculdade real, com cursos reais, já parou para pensar que seria muito melhor do que as atuais aulas de EaD? O aluno poderia estar em casa e dentro da sala de aula ao mesmo tempo, o professor poderia interagir, com perguntas e respostas, acredito que isso ainda venha a acontecer e, pelo que vi em uma entrevista de Rod, o novo CEO da Linden Lab, isso não vai demorar.
Tenho notado que grande parte dos Residentes perderam o interesse por SL. Em sua opinião, porque isto ocorre?
R: Te respondo com uma pergunta, quando você iniciou no second life, onde vc caiu a primeira vez? Muito provavelmente em uma ilha de orientação, muito chata. Aí as pessoas chegam, não conhecem ninguém, demoram a descobrir o que o second life realmente tem de bom, ou então, procuram muito uma segunda vida (o que o nome sugere), quando na verdade este é só um entretenimento, como orkut, facebook, etc.
Qual a principal barreira a ser vencida para que SL se popularize no Brasil? O que falta para o SL se tornar uma febre entre os brasileiros?
R: Faltam mais blogs falando do second life, ensinando usar, porém, o mais importante, uma empresa que realmente queira trabalhar o Second Life no Brasil, como a Kaizen Games e o IG fizeram em 2007, porém começaram a querer ganhar demais, cobrar muito caro por coisas que não eram caras, e acabaram desistindo.
Hoje com tudo o que você conquistou no mundo digital, você conseguiria se imaginar longe de tudo isso?
R: Rsrsrs, nos 04 meses que fiquei fora eu estava decidido a não usar mais o SL, porém dá saudades dos amigos, até mesmo de trabalhar aqui, enquanto eu puder usar, estarei online, assim como uso orkut, msn, incluo o SL, más hoje, não vejo motivos para me distanciar dele não (sl) .
Para quem está ingressando agora no SL qual o conselho que você daria hoje?
R: Paciência, pois a pessoa vai descobrindo o potencial deste metaverso aos poucos, quando aprenderem a criar algo ali, vão ver como é legal, você criar uma roupa e ter uma loja vendendo produtos seus, procurem ilhas brasileiras, como a Brasil Rio, tem muitooos brasileiros a fim de uma boa conversa.
Tem algumas dicas de como ganhar dinheiro fácil no Second Life?
R: Assim como na vida real, se queremos dinheiro, temos que trabalhar... no second life podemos aprender muito, tudo influencia na nossa vida real, ali aprendemos a negociar, podemos por exemplo, saber qual a opinião de uma pessoa sobre tal produto, uma estilista por exemplo, pode criar uma peça de roupa na vida real, e fazer um protótipo dela no second life para distribuir, saber se as pessoas vão gostar, para depois investir naquilo na vida real, porém, existem alguns meios de se ganhar lindens, sem necessariamente trabalhar, é um sistema chamado Earn2Life, eles pagam só para vc visitar ilhas, no blog eu o descrevo melhor, pode dar uma olhadinha, é bem interessante.
Há algum projeto que queira divulgar?
R: A loja Pretty Style e o Blog Portal SL ( http://portalsl.com.br).
RL X SL:
R: RL com certeza, sem ela não existe SL, precisamos cuidar da nossa vida RL primeiro e depois pensar no SL.
Dionei, muito interessante sua entrevista. Nos dá ainda mais garra para buscamos algo que realmente acreditamos valer a pena. Acredito que como qualquer bom brasileiro, é realmente prazeroso ver que seu trabalho está sendo reconhecido. Obrigada pela sua atenção e o carinho ao me receber. Um forte abraço e sucesso!
Conteúdo protegido pela lei 9610 de 19/02/98 e sua reprodução não é permitida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário