domingo, 23 de dezembro de 2012

Meu Cristal Quebrado

Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho. Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata. 
(Drummond de Andrade)

Pode um Cristal Quebrado voltar a ser o que era antes?

Frio coração, palavras sem razão, sentimentos feridos, caminhos perdidos, sonhos desfeitos...
Um amigo uma vez me disse: "Não deposite sua esperança em ninguém". Caminhar sozinha seria a resposta para as minhas dúvidas? Um caminho tão longo e árduo que atravessamos...nossos passos são nossos; ninguém pode caminhar com nossas pernas; as pedras que encontramos por estes caminhos são a sabedoria que nos leva ao aprendizado; iremos cair, levantar, talvez recolher a pedra e por nos bolsos, ou quem sabe afastá-la do caminho para os que vierem atrás não  tropece nos nossos próprios erros, mas se ela for pesada demais, que saibamos fazer o contorno da próxima vez que a encontrarmos, aí esta o grande aprendizado: cair, aprender, levantar, e seguir em frente. Mas isso não nos impedi de segurar nas mãos daqueles que precisam ser conduzidos, poder dizer: "Olha, já estive por este caminho, logo ali na frente há uma grande pedra, tome cuidado!"

Um Cristal foi quebrado, não um simples Cristal. Era o mais belo de todos, o mais encantador, o mais iluminado e muito precioso. Mas, sua única falha foi ter sido frágil demais. Triste Cristal que em sua fragilidade transformou-se em mil pedaços. Como sonhos feridos que não se curam... Mas, tentei achar respostas porque eu o queria de volta em sua forma original e ninguém soube me responder. A única resposta que obtive foi "Cristal quebrado não cola jamais". Então pus-me a chorar, e a chorar por dias, dias sem fim, era só o que eu podia fazer, me lamentar pela perda.

Como num espelho, sua imagem refletindo a minha e vice versa. Como num espelho, meu reflexo desconfigurado... Assim estava minha alma, vazia. Já não havia mais caminho a ser seguido, ou mãos que os conduzissem. As luzes se apagaram, somente sobrou a desesperança.

Não acreditei que era você e me nego a acreditar na frieza das suas palavras. Um coração tão doce e humilde, um ser de infinita beleza, uma áurea repleta de luz e vida. Onde você esta agora? Teria se perdido pelo árduo caminho? Por que soltastes das minhas mãos, ou teria sido eu que não as segurei com firmeza?

Todos dizem "A amizade verdadeira é como um cristal, se quebrar não tem conserto, uma vez que quebra não volta mais a ser o mesmo". Como cristal quebrado, tentamos consertá-lo mesmo sabendo que não há mais jeito. Mas, a parte importante é que aprendemos com os erros, mesmo sofrendo por cada parte que nos foi quebrada. 

Não tentar compreender o que vivemos juntas, os momentos de rizadas, de lágrimas que enxugamos uma da outra, das confissões e travessuras, dos segredos invioláveis...isso só mostra que a amizade não era tão verdadeira assim. Por que na verdade só uma amizade verdadeira supera os obstáculos, os imprevistos, os tropeços, pois, ela se baseia no companheirismo, na honestidade, na sinceridade, na intimidade... e é na intimidade que conhecemos e nos reconhecemos no outro, ficamos sensíveis aos erros, por que jamais acreditaríamos que fossemos capazes de ferir, mas não somos perfeitas, erramos e muito. Perdoar não significa que tudo se restaure como antes e se torne exatamente igual, por que quem ofende, por mais que queira, é incapaz de sentir a dor do ofendido. Como um Cristal colado que perde toda sua luz e guarda pra sempre suas marcas. Mas eu continuo acreditando no Amor, e desculpe meu amigo, ainda deposito minha esperança nas pessoas, sou assim, as vezes gostaria de ser diferente, mas já não seria eu. 

                                                    Poema de Pablo Neruda "É Proibido"

Não me importa se o meu precioso Cristal está quebrado. Vou juntar todas as partes e guardá-las no único lugar que eles poderiam estar, no meu coração, e deixar que o tempo se encaminhe do resto. Pois o amor conquista tudo... Amigos de verdade são raros como Cristal, mas não se quebram como Cristal.



Meu mais precioso Cristal, Luz dos meus dias sombrios, Estrela do Amanhã... não se pode quebrar o inquebrável. Que o tempo seja capaz de revelar todas as respostas de que precisamos. Eu amo você e continuarei amando do mesmo jeitinho, pela eternidade, mesmo que esta seja apenas uma fração de segundos...
Descobri com a sua amizade que a distância é uma mera questão de ponto de vista. Não é preciso estar perto para senti-la ou amá-la ou viver uma amizade tão intensa como tem sido a nossa, basta estar dentro do coração e deste lugar eu jamais a tirarei a não ser que você assim deseje. Fique em Paz, Saúde a todos a sua volta, Prosperidade em sua casa, Amor supremo em vossos corações...Fé e Esperança por dias melhores. Lembre-se, o arco-íris sempre vem depois da tempestade. Estarei aqui, ainda não sei onde, talvez por onde meu caminho me levar...mas nunca se esqueça, a levarei sempre comigo, em meus pensamentos, em minhas orações, em minhas lembranças mais felizes. Obrigada por tudo, só tenho a lhe agradecer.

PS: Se um dia chegar a ler este texto, ouça esta música em conjunto  http://www.vagalume.com.br/enya/a-moment-lost-traducao.html 

Um grande abraço de quem te ama muito, minha alma gêmea...
Sua Amiga, Lati.


2 comentários:

  1. "Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho", Drummond de Andrade.

    Leia no meu blog, é para você.
    http://wxyzonline.blogspot.com.br/2012/12/aconteceu-no-sl.html

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu li e me emocionei bastante. Também respondi lá há alguns anos. Continuo grata pelo carinho.

    ResponderExcluir